“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

domingo, 25 de março de 2012

LEVANTE-SE E MARCHE!


Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano 

O contexto do versículo em epígrafe, trás a memoria as dificuldades enfrentadas pelos filhos de Deus no Antigo Testamento, os Israelitas na saída do cativeiro egípcio. Talvez alguém possa dizer: “que destino”, sair do cativeiro e serem encurralados em um vale, com montanhas a direita e a esquerda, diante o mar vermelho e atrás o grandioso e potente Exército Egípicio. A situação foi tremenda, causa de angustia e desespero. Situação incontrolável aos olhos humanos, sem saída configurável, real, ascessível, sem esperança e profunda revolta. Todavia, e curiosamente, segundo o contexto, parece-nos que Moisés estava, apesar de total convicção no Poder de Deus, um pouco inseguro, o que se vê na repreensão de Deus, dizendo: “Por que clamas a mim?”. Entendo que neste questionamento, Deus estava dizendo a Moisés algo que também nós precisamos entender e compreender, isto é, que tão logo tenhamos consciência e convicção da vontade de Deus em nossas vidas, precisamos Levantar e Marchar. É preciso agir e não ficar se entrincheirando, entristecido, acomodado, desmotivado, abatido, decepcionado e frustrado.
Na situação na qual estamos vivendo, não podemos mais ficar parados olhando para o céu, como os discípulos ficaram no dia da Ascensão de Jesus. A vontade clara de Deus para cada de um de nós, como pessoas ou como igreja, é que prossigamos para o alvo, confiantes e abençoados por Deus através de Cristo. E, nesta consciência não busquemos qualquer trincheira, qualquer bivaque, mas marchemos.
A medida que marchamos, a graça de Deus vai se entricheirando em nós, somos convocados para marchar com Ele por um mundo novo. Não fique parado irmão, seja voluntário na Obra de Deus, Levante e Marche! Faça não somente a sua parte. Dê a sua contribuição ao Senhor. Somos chamados para sermos santos, separados para o Senhor, separados para a Obra do Senhor, separados para sermos de Cristo. É necessário que sejamos justos, santos, praticantes do bem e da justiça.
Marchemos então com o Senhor, assumindo nossos papéis de fieis servos do Senhor e agindo como membros do Corpo do Cristo, transmitindo a esta civilização, o amor, a Palavra de Deus, sem medo e levando a verdade de Deus que Cura, Salva e Liberta!
Mesmo que estejamos enfrentando dificuldades, aparentemente insuperável em nosso viver diário, tudo vai se arranjar se procedermos de modo correto. Portanto devemos confiar plenamente na vontade de Deus e agir de maneira correta, e Deus mudará naturalmente o que precisa mudar, possibilitando-nos tomar o rumo certo e descortinar uma nova vida.
Nas horas difíceis, precisamos de alguém para nos ajudar a refletir, organizar as idéias e irmos até Aquele que pode resolver todos os nossos problemas: O Senhor nosso Deus! Você está convidado a buscar hoje esse Deus que nos dá a vitória!
Quando enfrentamos nossos problemas e dificuldades, temos a tendência de lamentar, reclamar, descontrolar o emocional e, quanto mais reclamamos, menos pensamos na solução do problema, e por isso mergulhamos mais e mais nas dificuldades. Ninguém vence problemas reclamando deles, mas apresentando soluções concretas!
Vamos lá irmão! Levante-se e Marche!

Pense: "Nunca ore suplicando cargas mas leves e sim ombros mais fortes" (Phillips Brooks)

Ore: Senhor! Quando deparamos com situações adversas, ficamos ansiosos, temperamentais, preocupados e assim nos abatemos, nos entriceiramos entrestecidos e impotentes. Agora Senhor! Com espírito fortalecido pela Tua graça e Teu amor, Levantarei e Marcharei confiante na vitória e nas Tuas promessas. Promessas de um Deus que nunca falhou e jamais falhará. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Flavio Ayres

domingo, 4 de março de 2012

O DESCANSO DOS VENCEDORES


Tenho recebido muitas correspondências, e confesso que não estou conseguindo responde-las com a brevidade requerida, mas vou responder, com certeza. Alguns delas retratam as necessidades dos nossos irmãos, suas dores, seus questionamentos. Em geral sinto por eles como se fosse as minhas dores, as minhas necessidades. Ouros querem ser amados, todos desejam serem importantes, respeitados, grande parte estão com a vida vázia apesar de crer em Jesus Cristo, vários colegas estão carregando fardos de culpa, e outros estão sendo consumidos pela amargura de suas dores do passado e pelo fato de terem sido deixados para trás.
Meus (minhas) irmãos(ãs) e amigos(as), tantas são as vezes que temos tudo programado e pensamos que vai correr dentro da normalidade, mas de repente é um filho que adoece, o carro que avaria, uma conta extra para pagar, é um casamento que se defaz, e o emprego que perdemos, é os irmãos igreja que nos abandona, é a decepção, a amargura, a tristeza que se aloja na nossa alma e que vai afetar e alterar o nosso programa agendado! Sentimos cansaço porque cada dia que passam algo incerto acontece, não em relação à Deus, mas em relação a nós mesmos, assim tentamos vencer as adversidades da vida! Remamos contra ventos e marés, tentamos vencer as águas agitadas vamos buscar as forças ao mais intimo de nós. Só que nem sempre conseguimos remar na mesma direcção da águas, elas são fortes e atiram-nos para o chão. O cansaço toma conta de nós!
As nossas barreiras emocionais, a insegurança, o medo, a falta de confiança parecem paralisar as nossas pernas. Pedimos força para fazer frente às adversidades da vida. Nem sempre a conseguimos porque são anos e anos de lutas em que por vezes a escuridão da noite se sobrepõe à luz do dia. E temos receio de não ter meios para fazer brilhar a luz em vez da escuridão! Eu admito o meu cansaço, mas não a desistência.
Não podemos desistir, apesar de sentir o meu corpo a fraquejar e a minha alma cansada de tanta luta. Mas a vida é como um novelo embranhado e tento sempre encontrar a ponta para desenrolar esse novelo e vencer as adversidades da vida. Mais uma noite escura e de sono incerto se aproxima, eu cá estarei para a vencer, pesar do cansaço às vezes gostava de adormecer e deixar-me embalar no sono sem horas ou pressas para acordar. Ou quem sabe dormir e acordar na eternidade. Mas sei que não posso pedir esse sono pois ainda tenho muitas adversidades para vencer e muitas lutas para travar. Aqui estarei para as receber e deixar-me envolver em pequenos prazeres da vida. Aproveitar o descanso dos guerreiros e embrulhar-me num manto de sonhos e vencer as adversidades da vida porque amanhã bem cedo o som irritante do despertador me avisa que está na hora para mais um dia que por muito programado que esteja nunca sabemos ao certo como se vai desenrolar, basta a cada instante a presença de Deus. Dai a vida ser uma surpresa constante. Cheia de aventuras e adversidades.
Não desita, lute!
Ouça esta música:
Pense: "Você é o que é pela graça de Deus. Foi Deus que o trouxe até este ponto” Ricardo Gondin
Ore: Senhor! Estou cansando de lutar, de remar contra a maré, agora vou descansar o descanso dos vencedores. Vou descansar em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Com carinho!
Rev. Ashbell Simonton Rédua