“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SINAIS DE MISERICÓRDIA



MEDITE:
 Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra Ele.  Daniel 9.9
E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam meus mandamentos. Êxodo 20.6

Há em Deus o desejo de manifestar-Se ao seu povo, como um Deus compassivo, amoroso, miricordioso que derrama a Sua graça sem medida.
Jesus demonstrou uma profunda preocupação para com as pessoas. E por estar mais preocupados com as pessoas, vemos Jesus percorrendo cidades, curando lunáticos, endemoniados, paralíticos, enfermos, coxos, pessoas com problemas mentais, toda sorte de doença, abrindo mão de outros compromissos para socorrer as necessidades imediatas desses flagelados.
A misericórdia de Jesus ultrapassa as fronteiras étnico-culturais, sociais e político-religiosos, no reconhecimento dos samaritanos, no contato com o leproso e na admiração da fé do centurião romano. Ele ultrapassa as convenções da reciprocidade convencional. “Ao dares uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm como que te retribuir. Serás, porém, recompensado na ressurreição dos justos”. A esperança aposta nas promessas da fé, não nos cálculos de custo-benefício deste mundo. A misericordia de Jesus de Nazaré é a antecipação e a explicação do significado da dimensão salvífica de sua morte na cruz.
A misericórdia de Jesus têm uma dimensão que se refere a pessoas concretas: a um faminto, um cego e um morto. Mas, por serem sinais, apontam também para as enfermidades estruturais da sociedade: para a apropriação do pão por poucos, para o preconceito e a intolerância frente ao outro e o olhar ideológico das elites, e para a vida mutilada e tirada antes do tempo por causa da idolatria do poder. “O último inimigo a ser destruído será a morte” (I Coríntios 15:28).
A esperança está na presença, quando a hora é de abandono, na misericórdia contra a frieza espiritual. Jesus não salva graças a sua onipotência, mas graças a sua misericórdia, ao seu sofrimento, seu abandono e sua morte. Ao anunciar o Reino de Deus, a presença do amor produz sinais de misericórdia e de esperança.
Nosso Deus é misericordioso. A igreja reunida é sinal visível da presença misericordiosa de Deus em nosso meio, seja no grupo familiar (ECC), seja nos grupos internos das igrejas organizados por sexo ou por idade, seja onde estiver dois ou três no nome de Jesus. Esta presença garante o valor da oração comunitária que nos une e dá a certeza de que o Pai ouve e provê as nossas necessidades
Sinais de Misericórdia se estabelece na medida em que se consegue ver as dores e sofrimentos dos outros é que se conquista um coração novo. Esta capacidade de ver e sentir o outro gera o coração novo, porque provoca a generosidade que enche a vida de sentido pela medida da oferta de si para o bem de qualquer um outro, considerando a sua necessidade. Necessidade atendida como projeto de reconstrução e edificação da vida. Não se pode, pois, dispensar olhos que se tornam capazes de ver os mais pobres, aqueles que estão mais distantes e esquecidos pelos interesses outros de tantos outros. Só um coração íntimo de Deus é capaz de ver em profundidade, com a propriedade do ver de Deus. Esta propriedade gera no coração humano os sentimentos de profundidade divina. O divino sentir de Deus se manifesta no fundo do coração humano. O resultado é uma grande e verdadeira revolução. Uma revolução de amor derramado nos corações necessitados, garantindo-lhes o cuidado do pastor, a certeza de sua recomposição e conquista da vida.
A misericórdia de Deus nasce do seu coração. Jesus, muitas vezes, se deixou tocar no fundo do coração. Um toque de misericórdia. Uma misericórdia nascida desta capacidade, dom de Deus, de ver em profundidade a dor e a necessidade do outro. É uma experiência que toca o mais escondido dos afetos, produzindo mudanças, criando as condições da oferta de si. Um toque nos afetos humanos que inclui a capacidade de indignar-se na busca e na promoção do bem. Ver em profundidade gera misericórdia. A misericórdia cura toda impassibilidade tão comum nos corações interessados em si mesmos, tendentes a eleger o seu próprio bem como prioridade mais importante. A misericórdia é, também, um misto de ternura com indignação, criando as condições e os mecanismos para desmascarar aqueles que se põem no lugar de Deus, e não raramente produzem o contrário de sua presença. Em lugar da vida a morte; em lugar da oferta a manipulação interesseira; em lugar da generosidade o interesse pelas próprias coisas.
Que o Senhor vos abençoe!

PENSE: A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22.

ORE:  Senhor! Tu és tão misericordioso, tão compassivo, tão dado, ajuda-me a ser desenvolver também estas virtudes com o meu próximo, com o meu irmão. Em nome de Jesus.
Com carinho,
Rev. Ashbell Simonton Rédua - Pastor Presbiteriano/IPB

Deus nos abençõe...ricamente!!!
Pr. Flavio Ayres

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O jovem e os costumes cristãos


Jovens, eu vos escrevo pois vencestes o Maligno.
1João 2.13

Todos nós temos direito de sermos e fazermos tudo que quisermos. Tudo nos é permitido, mas nem tudo convém que façamos. Há coisas que nós devemos nos reservar em privacidade e em responsabilidade.
Todos nós temos o Espírito Santo que nos influencia em moderação. Por isso devemos dar lugar ao Espírito Santo e não entristecê-lo, para que não venhamos a afastar sua influência e não mais haver o sentimento de limite para nossas atitudes e escolhas.
O que está faltando nas disciplinas aplicadas às crianças, jovens e até adultos é AMOR. A Bíblia relata que sempre houveram homens repressores e inventores de costumes e práticas tão difíceis de cumprir que nem mesmo eles cumpriam.
Todos nós precisamos de um amor compreensivo, verdadeiro e sem segundas intenções. Esse amor só Deus pode nos dar. Aqui na terra o amor mais próximo ao amor de Deus é o das mães pelos filhos.
Há pessoas que possuem tantos problemas psicológicos que uma das saídas que elas encontram para tentar mascarar seus defeitos é se envolver com igrejas cujos costumes possam reprimir seus problemas. Um exemplo é o da pessoa que cisma que mostrar seu corpo (digo mostrar no sentido de usar roupas normais) seja pecado e munidos dessa desculpa ingressam em igrejas que usam roupões totalmente fora do normal. Entre eles esta pessoa consegue mascarar seus sentimentos abraçando uma espécie de fuga.
Se estas pessoas buscam sinceramente servir a Deus. A Bíblia nos ensina a respeitar a maneira de servir a Deus de cada um. Roupas não importam em nada diante de Deus. Mas se alguém for além do que o Espírito Santo quer Ele se encarrega de alertar a essa pessoa.

No meio de pessoas extremistas estão a maior quantidade de mascarados, pois as pessoas costumam falar das coisas que eles passam e se falam com repressões e correções, geralmente naquilo que elas mais falam, elas são os mais fracos e é o que elas mais enfrentam. Ou seja, se alguém vive falando contra adultério isso é o que ele mais luta contra. (normalmente).

Ao jovem deve ser ensinado a busca da vontade do Espírito Santo, pois um dos erros mais comuns hoje em dia é que nas igrejas onde o Espírito Santo deveria estar sendo o dirigente há homens que confiam neles e em sua capacidade humana para ensinar aos jovens.

JOVEM VOCÊ É FORTE!
Você pode ir muito mais além do que você tem ido até agora. Você pode se aproximar mais do teu Deus. O Espírito Santo quer ser seu amigo mais íntimo e Ele quer que aprenda a senti-lo e ouvi-lo, por que Ele fala dentro de você.
O Espírito Santo é Deus entre nós. Quanto mais nos afastamos das práticas que Ele nos faz sentir que devemos nos afastar, mais nós estaremos cheios dEle. Uma vida cheia do Espírito Santo não é uma vida anormal, como se cessassem os problemas; não é assim, mas uma coisa diferente há: há muito mais reações contrárias ao mau e muito mais momentos de júbilo da presença de Deus.

JOVEM “NÃO DEVE” ANDAR PELAS IDÉIAS DOS OUTROS
O mais importante é ensinar ao jovem a necessidade de se buscar o conhecimento de Deus através da meditação na sua palavra, a Bíblia. Deve ficar claro na mente do jovem que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática para esta vida, e que nós dependemos de Deus para tudo. Além disso, é importante lembrar que Deus cuida dos pequenos detalhes em nossa vida.
O jovem pode e deve buscar de Deus a maneira que ele deve se vestir e o que ele pode e não pode fazer. Não vai adiantar ficar pregando e obrigando os jovens a acatarem os costumes, pois muitos deles vem de um mundo deturpado e sem regras. Não é agradável para eles saírem do jugo do pecado para entrar no jugo do “não pode”, o jugo da religião.
Todo jovem deve buscar intensamente o Espírito Santo e deve aprender o significado da santidade. Pois sem santificação ninguém verá a Deus.

SEGUIR A JESUS É MORRER PARA O MUNDO E SUAS PRÁTICAS
A santificação é separação total e sem restrições das coisas do mundo.
Quem quer seguir a Jesus deve renunciar as riquezas e não viver em função delas. Quem quiser achar a vida deverá perde-la, isso quer dizer perder no sentido humano, ou seja, para o mundo o que é aproveitar a vida? Pois perder é nesse sentido: não aproveitar como o mundo o faz.
Quem quiser seguir a Jesus negue-se a si mesmo e viva a vida com coragem.
A Bíblia ensina que o jovem pode fazer tudo que quiser, mas de tudo que ele fizer dará contas perante Deus.

"Jovem, alegra-te na tua mocidade! Sê feliz o teu coração nos dias da tua juventude. Segue os caminhos que o teu coração indicar e todos os desejos dos teus olhos; saibas, contudo, que tudo quanto fizeres passará pelo julgamento de Deus.
Sendo assim, afasta do teu coração o desgosto e a ansiedade, e pare de fazer teu corpo sofrer, pois a juventude e o vigor da mocidade passam muito rápido".
Eclesiastes 11.9-10
  
O Jovem deve ser incentivado a orar, pois será a oração que frutificará em mudanças em sua vida. E principalmente o jovem deve se conhecer e conhecer a Deus!!


Deus abençõe os jovens de todas as idades!


Em Cristo,
Pr. Flavio Ayres