“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Verdadeiros adoradores


Genesis 4.3-7
    3, Passado o tempo, Caim apresentou alguns produtos do solo, em oferenda ao SENHOR.
    4, Abel, por sua vez, ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, o SENHOR aceitou com alegria a Abel e sua oferta.
    5, Todavia, não se agradou de Caim e de sua oferenda; e, por esse motivo, Caim ficou muito irado e seu semblante assumiu uma expressão maligna.
    6, Então o SENHOR abordou Caim: “Por que estás furioso? E por qual motivo teu rosto está transtornado?
    7, Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!”

Alguns fatores chamam a atenção nesta passagem; e para entendermos o recado de Deus para nós é necessário abordar cada um deles à luz de outros textos no Novo e no Antigo Testamento.

 A oferta de cada um:
1 - Caim apresentou “alguns produtos do solo”, enquanto Abel apresentou “as primícias e a gordura do seu rebanho”.
Vemos aqui que Caim não observou a excelência da oferta a Deus e ofereceu uma parte qualquer do que ele possuía. Ou seja, não procurou ofertar o melhor de si.
Na prática isso significa, entre outras coisas, tratarmos a igreja e o momento do culto como um parêntese. Chegamos na igreja no domingo à noite e fazemos uma “ofertinha” do que sobrou de nós depois de uma semana sem oração e leitura da palavra, depois de uma semana sem testemunho de vida, e queremos buscar a bênção sem nos interessar pelo Senhor da benção.
Assim, como o texto de Josué 22.16 sugere, apresentamos diante de Deus um altar estranho (que não é reconhecido por Deus) para apresentarmos ofertas estranhas e achamos que estamos diante de Deus, porém não somos reconhecidos por Deus e, como consequência disso, não somos abençoados porque a nossa oferta não agrada a Deus.

Josué 22.16, “Assim fala toda a comunidade de Yahweh: Que significa essa infidelidade que cometestes contra o Deus de Israel, voltando as costas hoje ao SENHOR e erigindo-vos um altar estranho, rebelando-se neste momento e desta maneira contra o Eterno?

2 - Em contrapartida, a oferta de Abel nos remete a uma atitude de obediência e verdadeira adoração ao Deus eterno, com uma vida de testemunho e observância da palavra e dos ensinamentos de Jesus.
Ofertar “as primícias e a gordura do seu rebanho” é oferecer a Deus o melhor de nós, como nos fala o apóstolo Paulo aos Romanos 12.1

Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual.

É, também, viver uma vida de santidade na presença de Deus atuando como sal da terra e luz neste mundo, como uma lâmpada acesa colocada sobre o velador, para iluminar a todos que estão à nossa volta.


O versículo 7 de Genesis 4 nos chama a atenção para a seriedade com que Deus trata nossas atitudes diante dele.
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!”


Muitas vezes conduzimos nossas vidas fora dos preceitos bíblicos, não nos importando com nosso testemunho, nem tão pouco nos preocupamos em agradar a Deus com uma vida de santidade diante Dele.
Muitas vezes temos o péssimo hábito de apresentarmos uma adoração “meia boca” uma vez por semana e queremos ser aceitos por Deus, queremos ser abençoados por Deus como se isto fosse uma obrigação dEle. E quando percebemos que nossa adoração não foi aceita por não produzir os efeitos que esperamos, ainda nos achamos no direito de “brigar” com Deus e fechar a cara pra Ele como se Ele precisasse de nós. Ou seja, procedemos mal durante toda a semana e, no final da semana apresentamos um “fogo estranho” no altar de Deus e ainda queremos ser aceitos.

João 4.23
Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores.

Verdadeiros adoradores agem como Abel. Oferecem o melhor de si no altar de Deus. Oferecem sua vidas em adoração todos os dias da semana...todos os dias de suas vidas.
            Para que nossa adoração seja aceita; para que nossa oferta diante do Pai seja agradável, precisamos “proceder bem”; viver de acordo com a palavra e a vontade de Deus; viver em obediência à palavra em todas as áreas de nossas vidas, vivendo cada dia, todos os dias como verdadeiros adoradores, “pois são esses que o Pai procura para seus adoradores”.
            Mas se procedermos mal, diz a palavra de Deus, sabemos que o pecado espreita à nossa porta e deseja destruir-nos; cabe a nós vencê-lo.

Precisamos buscar viver como verdadeiros adoradores, oferecendo a Deus um sacrifício vivo e agradável todos os dias de nossas vidas.

Que Deus derrame suas ricas bençãos sobre nossas vidas!!!

Em Cristo,
Flavio Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário