“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

domingo, 16 de dezembro de 2012

Igreja: “ser” ou “ir”


Graça e paz,
Iniciamos hoje esta assunto, que não se encerra aqui. Nas próximas publicações traremos a continuação que nos remete, obrigatoriamente, ao tema "Verdadeira Adoração", que nos torna Igreja segundo a vontade de Deus.

Deus abençoe a todos.
Pr. Flavio Ayres 

Ir à igreja (ou ir ao templo)
Com o passar dos séculos houve uma fusão, por assim dizer, destes termos e hoje é muito comum dizer que “vamos à igreja”, entendendo a “igreja” como um local, uma construção de tijolos, etc. Na verdade, esta fusão afastou de nós a responsabilidade de sermos igreja no sentido amplo da palavra, exigindo apenas um compromisso de estar no templo.
Ir à igreja (templo) tornou-se um costume, um ritual de todos os povos. Um ritual semanal, seja dominical ou não, no qual a maioria das pessoa acreditam que estão cumprindo com suas obrigações para com Deus. Para muitos, o fato de ir à igreja (templo), fazer a confissão e participar da “comunhão” significa estar se livrando, se limpando dos pecados cometidos durante a semana que passou, denotando uma concepção equivocada de “pecado”, bem como uma concepção ainda mais equivocada de “salvação”, onde esta não depende do sacrifício de Jesus na cruz, mas da presença semanal no templo anulando, assim, a necessidade do plano salvífico expressado por Deus em Jesus Cristo.
Com isso, o templo passou a ser reconhecido como local sagrado, casa de Deus, onde se deve manter absoluto respeito em silencio e atitude de piedade. Local onde nenhum pecado pode ser cometido ou pensado e nada diferente da oração (reza) pode ser falado. Assim, “ir à igreja” significa, nestes termos, ter um momento na presença de Deus, porém este Deus só fica lá, esperando nossa respeitosa e ritual visita semanal. Fora dali, somos entregues a nossa própria sorte e não é necessário testemunhar ou falar do amor deste Deus.
Além disso, há quem acredite ser o templo o local separado para adoração; o local onde Deus fala com seus “adoradores”. Adoradores estes que acreditam ser a adoração um momento de louvor durante um ritual cúltico, sem o mover do Espírito Santo, sem o derramamento do poder de Deus.
Para ir ao templo não é necessário passar pela conversão e carregar sua própria cruz; basta ter disposição física e tempo. Em alguns casos é necessário que não exista nenhum outro compromisso “mais importante” ou outra programação “mais interessante”.

Ser igreja, ser povo de Deus.
Diariamente nossa fé é confrontada com os valores deste mundo. A cada momento somos induzidos ao erro de forma sutil e muito aceitável. Discretamente o inimigo nos coloca diante de situações conflitantes com a verdade de Deus, e ainda nos induz a pensar que é tudo muito natural ou normal.
                A melhor frase criada pelo inimigo diz que “hoje em dia isso é normal”. Ledo engano. Aquele que busca santificação; que quer viver de modo digno do evangelho; que tem como alvo em sua vida uma verdadeira comunhão com Deus, jamais poderá pronunciar esta frase para legitimar uma ação pessoal que contradiz a palavra e os ensinamentos de Deus, ou mesmo para amenizar conflitos de terceiros com relação a valores bíblicos, éticos ou morais.
“hoje em dia isso é normal” entra em conflito direto com o texto de Romanos 12 que diz “...E não vos conformeis com este século...” A partir do momento que concordamos com os padrões criados pelo mundo, deixamos de buscar o conhecimento da palavra para nortear nossa vida e nossa relação com Deus; e isso nos afasta cada vez mais de Deus e da verdade bíblica. Ora, é mais fácil concordar com o mundo do que confrontar o mundo com a verdade do evangelho.
O texto de 2Co 4.4 diz que “...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo...”  assim, o verdadeiro cristão não deve nunca andar de acordo com padrões estabelecidos pelo mundo, por que estes padrões foram estabelecidos pelo “deus deste século” – satanás – que busca ferozmente, descaracterizar a criação do verdadeiro Deus – Jeová; mas o verdadeiro cristão deve andar sempre de acordo com a verdade do evangelho de Cristo, a verdade da palavra da cruz que é poder de Deus para os que são salvos.
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
1 Corintios 1.18





Nenhum comentário:

Postar um comentário