“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

domingo, 10 de novembro de 2013

Ageu 1.5-9   
 5, Assim ordena Yahweh Tsâbâ’, o SENHOR dos Exércitos: “Considerai, pois, o vosso passado! (NVI: Vejam onde seus caminhos os levaram).
    6, Semeastes muito, mas colhestes pouco! Comeis, mas não vos satisfazeis; bebeis, mas não conseguis matar a sede; vesti-vos, mas ninguém se sente aquecido e confortável; e o que recebe salário, recebe-o para depositá-lo numa bolsa furada!”
    7, Assim, pois, declara o Eterno dos Exércitos: “Considerai o vosso passado; refleti sobre o que tens feito! (NVI: Vejam onde seus caminhos os levaram).
    8, Portanto, subi sem demora o monte, trazei boa madeira e edificai o Bayith, a Casa, para que Eu me alegre dela e nela seja glorificado! Exorta Yahweh.

    9, “De fato, esperastes muito, mas veio pouco; e esse pouco, quando o levastes para casa, Eu ainda o dissipei com um só sopro. E agi deste modo por que motivo?” Questiona o SENHOR dos Exércitos. “Ora, porque deixastes a minha Casa sob escombros, ao passo que cada um de vós só da atenção à sua própria casa e bens!


O templo era a habitação da presença especial de Deus com seu povo (1Rs 8.27-30). Hoje Deus está graciosamente presente no seu Templo, a Igreja (1Co 3.16-17)
A pergunta direta do Senhor anula as desculpas esfarrapadas do povo; o povo habitava em ricas e luxuosas casas, enquanto a “Casa do Senhor” continuava em ruínas... Há algum paralelo hoje???

Os judeus que haviam voltado do cativeiro estavam tão ocupados com os próprios interesses, que passaram a negligenciar a restauração da Casa de Deus.
·         Nós também, tendo sido resgatados por Deus do nosso cativeiro (pecado), iniciamos a restauração do nosso altar de adoração, da nossa vida como templo de Deus, morada do Espírito Santo, mas o mundo nos cerca de muitas preocupações com nossas atividades diárias que acabamos por deixar de lado a reconstrução do nosso Altar de adoração, a nossa vida de comunhão.
     
      O evangelho de Mateus 6.31-34 nos diz assim:

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". 

·     E ficamos tão pré-ocupados com estas “demais coisas”  que começamos a acreditar que, se não corrermos atrás, vai faltar o pão diário, vão faltar roupas e calçados, vai faltar dinheiro pra isso...dinheiro pra aquilo... e por fim nos desviamos totalmente do foco, do verdadeiro motivo da nossa existência que é o nosso Senhor Jesus Cristo, e que é através dele que Deus nos sustenta com seu poder.
·         O profeta Ageu nos mostra que o Reino de Deus, o serviço do Senhor deve ter atenção especial e principal em nossas vidas. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça significa exatamente colocar as coisas de Deus como prioridade em nossas vidas; significa edificar (ou reconstruir) o nosso altar de adoração, nossa vida de adoração como verdadeiros adoradores, que adoram a Deus em toda e qualquer situação.
·         Devemos sempre lembrar que aquilo que estabelecemos como prioridade indica o amor que devotamos ao nosso Senhor.

          O povo de Deus perdera as suas bênçãos, pois estavam vivendo apenas em função das próprias vantagens, revelando, assim, um mínimo interesse pelos propósitos divinos.
·                       Da mesma forma nós, povo de Deus, podemos esperar um declínio das bênçãos e da ajuda de Deus em nossas vidas (plantar muito e colher pouco...) se não estivermos intimamente ligados e focados na obra do Senhor em todas as esferas de nossas vidas (lar, trabalho, escola, etc...)
     
          A melhor frase criada pelo inimigo diz que “hoje em dia isso é normal”. Ledo engano. Aquele que busca santificação; que quer viver de modo digno do evangelho; que tem como alvo em sua vida uma verdadeira comunhão com Deus, jamais poderá pronunciar esta frase para legitimar uma ação pessoal que contradiz a palavra e os ensinamentos de Deus, ou mesmo para amenizar conflitos de terceiros com relação a valores bíblicos, éticos ou morais. “hoje em dia isso é normal” entra em conflito direto com o texto base deste trabalho que diz “...E não vos conformeis com este século...” A partir do momento que concordamos com os padrões criados pelo mundo, deixamos de buscar o conhecimento da palavra para nortear nossa vida e nossa relação com Deus; e isso nos afasta cada vez mais de Deus e da verdade bíblica. Ora, é mais fácil concordar com o mundo do que confrontar o mundo com a verdade do evangelho.

Deus abençoe a todos!!!!
Flavio Ayres




Nenhum comentário:

Postar um comentário