“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Aquele que não tiver pecado....


Mateus 7.1-2
Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

Romanos 2.1
Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te ccondenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.

            Certa ocasião trouxeram até Jesus uma mulher que havia sido flagrada em adultério. Diziam a Jesus: pela lei de Moisés ela deve ser apedrejada, pois foi pega em adultério.
Jesus olhou com mansidão para aquela mulher e para aqueles que a acusavam e disse uma palavra que deve ser constante em nossos corações. Jesus lhes disse: “aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra.” 
              Com estas palavras Jesus deixa claro que situação daquelas pessoas não é diferente da situação daquela mulher. Todos são pecadores assim como ela é, porém conseguem viver no anonimato moral de uma sociedade hipócrita; mas Jesus conhece e sonda os corações.
Assim, podemos extrair deste texto diversas lições para nossas vidas, das quais destacamos as seguintes:

            1 – O pecado está intimamente ligado ao ser humano por sua natureza e pelo pecado original (desobediência) – ”Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”...Rm 3.23 – e na lei somos excluídos pelo pecado e condenados ao apedrejamento (morte). No texto da epístola aos Romanos 2.1 observamos o cuidado que devemos tomar, pois não nos conhecemos o suficiente para sabermos qual seria nossa atitude diante de algumas situações; mas Jesus nos conhece nosso coração.

            2 – Apontar o pecado, ou as falhas de nosso semelhante é muito fácil e cômodo para nós, e muitas vezes nos causa uma sensação de que somos inatingíveis; outras vezes nos servimos das acusações para encobrir ou legitimar nossas atitudes desastrosas. Quando Jesus diz: “aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra” , ele nos faz refletir sobre nossa situação diante dele, e nos mostra o quanto somos iguais perante o Pai, no que diz respeito à nossa natureza e dureza de coração.

           3 – Quando pensarmos em submeter alguém ao juízo de Deus devemos sempre pensar em nos submetermos a Deus para uma análise de consciência e buscarmos sabedoria na palavra de Deus para praticarmos e recebermos o perdão doado por Deus na pessoa de Jesus na cruz. Devemos sempre lembrar que , quando Jesus ensinou seus discípulos a orar Ele disse: “...perdoai as nossas dívidas (ou ofensas)ASSIM COMO nós perdoamos aos nossos devedores (ou a quem nos tem ofendido). Portanto a prática do perdão deve ser constante em nossas vidas se queremos obter o perdão da parte de Deus.


            Quando o inimigo nos acusa diante de Deus podemos contemplar a cruz onde nossa libertação do pecado foi conquistada na pessoa de Jesus Cristo. Porém devemos ter plena consciência que não compete a nós estabelecer juízos ou condenações. O que nos compete é obedecer a Deus na prática do perdão que a nós foi concedido sem merecimento algum, mas unicamente pela graça e pela misericórdia de Deus na pessoa de Jesus Cristo.

Graça e paz seja com todos!!!
Flavio Y. Ayres

domingo, 10 de novembro de 2013

Ageu 1.5-9   
 5, Assim ordena Yahweh Tsâbâ’, o SENHOR dos Exércitos: “Considerai, pois, o vosso passado! (NVI: Vejam onde seus caminhos os levaram).
    6, Semeastes muito, mas colhestes pouco! Comeis, mas não vos satisfazeis; bebeis, mas não conseguis matar a sede; vesti-vos, mas ninguém se sente aquecido e confortável; e o que recebe salário, recebe-o para depositá-lo numa bolsa furada!”
    7, Assim, pois, declara o Eterno dos Exércitos: “Considerai o vosso passado; refleti sobre o que tens feito! (NVI: Vejam onde seus caminhos os levaram).
    8, Portanto, subi sem demora o monte, trazei boa madeira e edificai o Bayith, a Casa, para que Eu me alegre dela e nela seja glorificado! Exorta Yahweh.

    9, “De fato, esperastes muito, mas veio pouco; e esse pouco, quando o levastes para casa, Eu ainda o dissipei com um só sopro. E agi deste modo por que motivo?” Questiona o SENHOR dos Exércitos. “Ora, porque deixastes a minha Casa sob escombros, ao passo que cada um de vós só da atenção à sua própria casa e bens!


O templo era a habitação da presença especial de Deus com seu povo (1Rs 8.27-30). Hoje Deus está graciosamente presente no seu Templo, a Igreja (1Co 3.16-17)
A pergunta direta do Senhor anula as desculpas esfarrapadas do povo; o povo habitava em ricas e luxuosas casas, enquanto a “Casa do Senhor” continuava em ruínas... Há algum paralelo hoje???

Os judeus que haviam voltado do cativeiro estavam tão ocupados com os próprios interesses, que passaram a negligenciar a restauração da Casa de Deus.
·         Nós também, tendo sido resgatados por Deus do nosso cativeiro (pecado), iniciamos a restauração do nosso altar de adoração, da nossa vida como templo de Deus, morada do Espírito Santo, mas o mundo nos cerca de muitas preocupações com nossas atividades diárias que acabamos por deixar de lado a reconstrução do nosso Altar de adoração, a nossa vida de comunhão.
     
      O evangelho de Mateus 6.31-34 nos diz assim:

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". 

·     E ficamos tão pré-ocupados com estas “demais coisas”  que começamos a acreditar que, se não corrermos atrás, vai faltar o pão diário, vão faltar roupas e calçados, vai faltar dinheiro pra isso...dinheiro pra aquilo... e por fim nos desviamos totalmente do foco, do verdadeiro motivo da nossa existência que é o nosso Senhor Jesus Cristo, e que é através dele que Deus nos sustenta com seu poder.
·         O profeta Ageu nos mostra que o Reino de Deus, o serviço do Senhor deve ter atenção especial e principal em nossas vidas. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça significa exatamente colocar as coisas de Deus como prioridade em nossas vidas; significa edificar (ou reconstruir) o nosso altar de adoração, nossa vida de adoração como verdadeiros adoradores, que adoram a Deus em toda e qualquer situação.
·         Devemos sempre lembrar que aquilo que estabelecemos como prioridade indica o amor que devotamos ao nosso Senhor.

          O povo de Deus perdera as suas bênçãos, pois estavam vivendo apenas em função das próprias vantagens, revelando, assim, um mínimo interesse pelos propósitos divinos.
·                       Da mesma forma nós, povo de Deus, podemos esperar um declínio das bênçãos e da ajuda de Deus em nossas vidas (plantar muito e colher pouco...) se não estivermos intimamente ligados e focados na obra do Senhor em todas as esferas de nossas vidas (lar, trabalho, escola, etc...)
     
          A melhor frase criada pelo inimigo diz que “hoje em dia isso é normal”. Ledo engano. Aquele que busca santificação; que quer viver de modo digno do evangelho; que tem como alvo em sua vida uma verdadeira comunhão com Deus, jamais poderá pronunciar esta frase para legitimar uma ação pessoal que contradiz a palavra e os ensinamentos de Deus, ou mesmo para amenizar conflitos de terceiros com relação a valores bíblicos, éticos ou morais. “hoje em dia isso é normal” entra em conflito direto com o texto base deste trabalho que diz “...E não vos conformeis com este século...” A partir do momento que concordamos com os padrões criados pelo mundo, deixamos de buscar o conhecimento da palavra para nortear nossa vida e nossa relação com Deus; e isso nos afasta cada vez mais de Deus e da verdade bíblica. Ora, é mais fácil concordar com o mundo do que confrontar o mundo com a verdade do evangelho.

Deus abençoe a todos!!!!
Flavio Ayres




sábado, 13 de abril de 2013

Filho meu, estou aqui
Esperando o momento
De te encontrar
Quero te abraçar
Filho meu, não desisti
Os meus braços
Estão estendidos para ti
Vem correndo, vem pra mim
Invoca-me, Eu te ouvirei
Serei achado de ti
Tua sorte Eu mudarei
Achega-te a mim
Eu também me achegarei
Te tomarei em meu colo
Novas veste te darei
Filho amado

Nada além do sangue


Teu Sangue leva-me além
A todas as alturas
Onde ouço a Tua voz
Fala de Tua justiça pela minha vida
Jesus, este é o Teu Sangue
Tua cruz mostra a Tua graça
Fala do amor do Pai
Que prepara para nós
Um caminho para Ele
Onde posso me achegar
Somente pelo sangue
Que nos lava dos pecados
E nos traz restauração
Nada além do sangue
Nada além do sangue
De Jesus
Que nos faz brancos como a neve
Aceitos como amigos de Deus
Nada além do sangue
Nada além do sangue
De Jesus
Eu sou livre, eu sou livre
Nada além do sangue
Nada além do sangue
De Jesus
Alvo mais que a neve,
Alvo mais que a neve,
Sim, neste sangue lavado
Mais alvo que a neve serei.
Link: http://www.vagalume.com.br/fernandinho/nada-alem-do-sangue.html#ixzz2QO3THcO3

Deus abençoe a todos!!!!

domingo, 7 de abril de 2013

Olhando para a cruz!!!!

Quando Jesus nos diz que veio para termos vida, e vida em abundância, podemos entender claramente que Ele fala da vida que Ele mesmo conquistou para nós na cruz, e nos dá pela graça mediante a fé, repleta de amor e justiça da parte de Deus. Uma vida plena de satisfação e do conhecimento de Deus; uma vida de comunhão íntima com Deus e livre do pecado; uma vida vitoriosa e que se satisfaz na prática do bem.
            Se pensarmos no significado da CRUZ, veremos o quanto somos pequenos e necessitados desta cruz. Na cruz temos a libertação completa, total e irrestrita para nossa “vida abundante” enquento filhos de Deus desfrutando da salvação já nesta vida, e vivendo a esperança da vida futura como filhos glorificados, resgatados pelo sangue de Jesus Cristo.
            Ao olharmos para a cruz podemos contemplar nossa vida, com todas suas mazelas e doenças, sendo redimida pelo sangue de Jesus.
Ao olharmos para a cruz podemos contemplar a vitória de Jesus sobre a morte e o inferno, e isto por amor de nós.
            Ao olharmos para a cruz vemos um Cristo ressurreto, glorificado, digno de toda honra e toda a glória, tomando nosso lugar na cruz para nos tirar das trevas e nos transportar para o reino de sua maravilhosa luz.
            Ao olharmos para a cruz percebemos que não somos capazes de coisa alguma para merecer esta tão grande salvação, única e completa, que somente Deus por sua infinita graça e misericórdia pode nos proporcionar.
            Ao olharmos para a cruz vemos Jesus intercedendo por nós (como nenhum outro é capaz) junto ao Pai, livrando-nos da condenação e nos proporcionando paz em sua presença.
            Ao olharmos para a cruz podemos perceber que sem ela nossa vida não faz o menos sentido. Somente na cruz temos a certeza de que vale a pena viver e seguir no caminho e nos ensinamentos da palavra de Deus.
Por isso, quando você estiver triste: Olhe para a cruz!
...e quando estiver alegre e feliz: Olhe para a cruz!
Quando você estiver enfrentado problemas de saúde: Olhe para a cruz!
...e quando estiver em pleno vigor: Olhe para a cruz!
Quando você estiver em dificuldades financeira: Olhe para a cruz!
...e quando estiver abastado: Olhe para a cruz!
Quando você estiver com problemas conjugais: Olhe para a cruz!
...e quando teu casamento estiver na melhor fase: Olhe para a cruz!
Quando teus filhos estiverem longe de Deus: Olhe para a cruz!
...e quando se chegarem a Deus: Olhe para a cruz!
Olhe para a cruz! Olhe para a cruz! Sempre olhe para a cruz!!!!

Foi na cruz que Jesus suportou o castigo que nos traz a paz!
Foi na cruz que Jesus levou sobre si todas as nossas dores e nossas iniquidades!!!
Foi na cruz que Jesus conquistou nossa vitória e nossa vida abundante!!!

Pense na cruz. Olhe para a cruz. Viva a cruz.
Deus nos abençoe!!

Com carinho,
Pr. Flavio Ayres

domingo, 20 de janeiro de 2013

Igreja: "Ser" ou "Ir" - parte 2


Graça e paz!!!
No dia 16/12/2012 iniciamos este assunto. Hoje apresentamos mais uma porção sobre este tema para nossa meditação. 

Deus abençoe a todos!!!!

A princípio, quando nossos valores e conceitos são confrontados pela verdade da palavra de Deus, nossa primeira reação é tapar nossos ouvidos e ignorarmos a informação. É muito comum esta reação entre os ateus, pois se negam a acreditar em Deus e na bíblia e fazem questão de deixar muito claro o seu ponto de vista. Na verdade, o que precisa ficar muito claro e explícito para todos nós é que, independente de crermos ou não nos fatos e ensinamentos bíblicos, eles serão sempre verdadeiros; independente de aceitarmos ou não o plano de salvação dado por Deus na pessoa de Jesus Cristo, Deus não vai mudar nada. Deus nunca vai ceder aos nossos caprichos e mudar algo que Ele mesmo determinou.
Certa ocasião, conversando com um jovem e explicando a ele sobre a salvação em Jesus, ele me disse o seguinte: “Eu não posso aceitar que um assassino ou um estuprador tenha a mesma oportunidade que eu, que nunca matei ou estuprei alguém”. Então eu disse a ele que:
1.       Ele não é melhor ou pior que ninguém no que diz respeito ao pecado original.
2.       O sacrifício de Jesus é incondicional, ou seja, não depende do “nível de pecado”, mas unicamente do reconhecimento de que o sacrifício de Jesus é suficiente.
3.       Deus não está preocupado se você aceita ou não esta condição, e não vai mudar nada por que você quer que seja diferente.
4.       O fato de você não acreditar, não muda a verdade, ou seja, a verdade não deixa de ser verdade por que alguém não acredita nela, ou acha melhor acreditar de outra forma.
O reconhecimento do sacrifício de Jesus por nós deve ser observado para nossa própria vida. É comum ouvir alguém dizer: “Jesus sofreu e morreu por aquele homem, e ele nem liga...é um assassino, ou ladrão, ou estuprador, ou homossexual, etc...
Para mim a questão vai muito mais além deste ponto de vista. Uma vez que a bíblia nos ensina que somos responsáveis por nós mesmos diante de Deus, devemos olhar para nossas vidas e perguntar: “como é minha vida cristã apresentada a Deus? Sou um verdadeiro adorador? Adoro a Deus em todos os momentos e com todas as minhas forças, e com todo meu entendimento? Ou apenas vou ao culto uma vez por semana e acredito que Deus está satisfeito. Primeiramente, quem deve buscar saciedade diante de Deus somos nós.
Como a corça suspira pelas águas correntes, assim, por ti, ó Deus, anseia a minha alma.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?
Salmos 42.1-2
               
Entregar minha vida a Jesus é algo muito mais complexo do que imaginamos. Entregar minha vida a Jesus implica diretamente em uma busca para “SER IGREJA” e me apresentar a Deus como um verdadeiro adorador.
Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores.
João 4.23
                
Nunca, enquanto ser humano, vou deixar de ser pecador, mas enquanto ser humano justificado por Jesus na cruz devo deixar a prática do pecado. Assim, a palavra de Deus me ensina como buscar uma vida de santidade diante de Deus. Santidade de vida que nos levará a sermos verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade.
                Ser um verdadeiro adorador implica em aplicar algumas verdades/ensinamentos da Palavra de Deus as nossas vidas para que nosso testemunho seja relevante e transforme vidas sem palavras. Muitas vezes falamos muito e agimos pouco, e isso leva pessoas a duvidar da nossa vida cristã. Ser cristão no templo é fácil, muito fácil. Mas o verdadeiro Cristão, verdadeiro adorador se observa fora dos portões do templo, lá no trabalho, na escola, no convívio do lar e com as demais pessoas que nos cercam.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ele me ama


Ele tem ciúmes de mim
Amor furioso, de quem sou refém
Feito dependente de Sua misericórdia
Quando de repente eu não percebo as dores por causa da glória
Eu vejo então a beleza em Ti e o afeto que Sentes por mim

Deus
Me ama tanto assim
Como Ele me ama
Me ama tanto assim

Ele me ama, tanto
Me ama, tanto
Me ama, tanto
Ele ama (2x)
Sim, Ele ama

És minha herança e sou Tua porção
Atraído pela redenção no olhar
Se a graça é como um oceano, estou me afogando
Os céus e a terra se encontram
E o meu coração é tomado em grande furor
E eu não perco meu tempo em lamentos
Quando eu me lembro que

Ele Me ama, tanto
Me ama, tanto
Me ama, tanto
Ele ama (2x)
Sim, Ele ama