“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

terça-feira, 15 de março de 2011

A difícil prática do perdão.


Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.  Mt 18.21-22

Uma das tarefas mais difíceis na vida do cristão, creio, é a prática do perdão. Quanta dificuldade temos em perdoar plenamente alguém que nos tenha ofendido ou magoado.
A pergunta de Pedro é muito atual e nos leva a refletir sobre nossa prática do perdão. Até quantas vezes vou ter que perdoar? Ou, até que ponto tenho perdoado verdadeiramente?
Perdoar é muito mais do que simplesmente dizer: Eu perdôo você. Perdoar vai além do que podemos imaginar, pois exige de nós uma renúncia total de nossa natureza que insiste em querer se vingar; dar o troco; pagar com a mesma moeda. Neste sentido, temos que aprender com o texto de Lucas 6.27-36 que nos ensina o padrão de comportamento do cristão diante de situações adversas.
Quando falta perdão verdadeiro, cultivamos em nosso coração raízes de amargura que vão se aprofundado e tornam-se cada vez mais difíceis de serem arrancadas. Assim nos tornamos pessoas rancorosas, deprimidas e amarguradas.
Ao contrário, a prática do perdão pleno e irrestrito nos traz alegria, pois demonstra verdadeiro arrependimento e fé que temos na pessoa de Jesus. Além disso nos traz a certeza de sermos perdoados por Deus, pois a oração dominical (Mt 6.9-13) diz: “...perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores...”
Devemos nos lembrar sempre que o sacrifício de Jesus na cruz nos trouxe perdão uma vez por todas, e este perdão deve ser refletido  ao mundo através de nossas vidas, nas nossas atitudes e relacionamentos.

Deus nos abençoe, e nos ensine a perdoar.

Lic. Flávio Y. Ayres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário