“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

domingo, 3 de abril de 2011

A igreja e a sociedade - Ações pastorais

"Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as tuas boas obras, e vendo-as, glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".
Mateus 5.16

Por muito tempo a igreja permaneceu como que não querendo ser participante da sociedade. Distante de tudo e de todos, muitas vezes tornava-se algo sem um propósito definido. A igreja era o local do culto e nada mais.
E quando as forças políticas se corrompem em busca de seus próprios interesses deixando a sociedade à margem de injustiças sociais, é a partir daí que a igreja deve mostrar a que veio; deve fazer a diferença.
É importate termos consciência de que a partir daqui a igreja deixou de ser apenas um local passando a ser uma situação ou uma forma de vida, ou seja, nós deixamos de pertencer a uma igreja e passamos a "ser uma igreja" que se preocupa em fazer a diferença de maneira positiva na sociedade onde está inserida.
Os ensinamentos de Jesus Cristo no evangelho de Mateus 5.13-16 deixam claro qual seria o papel da igreja na sociedade. A igreja que se propõe a ser sal e luz está disposta a ter responsabilidades para com a sociedade apresentando ações pastorais que respondam aos anseios desta sociedade. É uma igreja que estará sempre "fora dos portões" cumprindo seu papel de igreja missionária.

Deus nos abeçõe, e que a sua luz brilhe atravez de nós.
Flavio Ayres

Um comentário:

  1. - Parabéns Flavio pelos textos... todos muito bons...A igreja deve realmente ser dos portões para fora, para que a sociedade possa entender o verdadeiro significado das ações pastorais, e assim brilhar a luz de Jesus Cristo...

    ResponderExcluir