“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"

João 15:16

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Livres da condenação!!


“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.
Romanos 8.1,2

            Certa ocasião trouxeram até Jesus uma mulher que havia sido flagrada em adultério.(João 8.1-11) Diziam a Jesus: Segundo a lei de Moisés ela deve ser apedrejada, pois foi pega em adultério.
Jesus olhou com mansidão para aquela mulher e para aqueles homens que a acusavam e disse uma palavra que deve ser constante em nossos corações. Jesus lhes respondeu:  “...aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.”
            Nesta situação Jesus deixa claro a todos que suas vidas não são diferentes da vida daquela mulher. Todos são pecadores assim como ela, porém conseguem viver no “anonimato” diante dos homens; mas Jesus conhece e sonda os corações!!!.

Podemos extrair desta passagem diversas lições para nossa vida, entre elas as seguintes:
1.    O pecado está intimamente ligado ao ser humano, por sua natureza e pelo pecado original (desobediência a Deus) “...todos pecaram...”Rm 3.23 – e, segundo a lei somos excluídos pelo pecado e condenados ao apedrejamento (morte). No texto de Mateus 7.1 “Não julgueis, para que não sejais julgados.” Observamos o cuidado que devemos tomar, pois não nos conhecemos o suficiente para sabermos qual seria nossa atitude diante de algumas situações...mas Jesus nos conhece e sabe!!!

2.    Apontar o pecado do nosso semelhante é fácil e cômodo para nós, e muitas vezes nos uma sensação de que somos inatingíveis; outras vezes nos servimos de acusações para encobrir ou legitimas nossas atitudes desastrosas. Quando Jesus diz: “aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” ele nos faz refletir sobre nossa situação diante dEle, e nos o quanto somos iguais perante Deus no que diz respeito a nossa natureza e dureza de coração.

3.    Quando pensarmos em submeter alguém ao juízo de Deus, ou ao nosso próprio juízo, devemos sempre pensar em nos submetermos a Deus para uma análise de consciência, e buscarmos sabedoria e discernimento na palavra de Deus para praticarmos e recebermos o perdão dado por Jesus na cruz. Devemos sempre lembrar que, quando Jesus ensinou seus discípulos a orar Ele disse: “Perdoai as nossas dívidas, ASSIM COMO nós perdoamos aos nossos devedores. Portanto, a prática do perdão deve ser constante em nossas vidas, tanto oferecendo quanto recebendo.

Quando o inimigo nos acusa diante de Deus, podemos contemplar a CRUZ onde nossa onde nossa libertação do pecado foi conquistada na pessoa de Jesus. Porém, devemos ter plena consciência de que não compete a nós estabelecer juízos ou condenações. O que nos cabe e devemos praticar e oferecer sempre, é o perdão que nos foi concedido sem merecimento algum, mas unicamente pela graça e misericórdia de Deus na pessoa de Jesus Cristo.

Deus nos abençõe!! 
Flavio Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário